É o período do "defeso" (Inverno), que acaba daqui a 10 dias.
A maioria das equipas da Bundesliga foi de férias para climas mais amenos: Turquia, Itália, etc.
A grande novidade deste ano está a ser o Leixões, cá do sítio, chamado TSG1899 Hoffenheim, que lidera o campeonato de Inverno – e é chamado o campeão do Natal.
Esta equipa, de uma pequena povoação no estado de Baden-Württemberg, foi ficando no esquecimento até que um dia um milionário da firma SAP se apoderou dela e resolveu dar-lhe visibilidade.
Dietmar Hopp, dono de 49% do clube e um dos principais milionários do planeta, de acordo com a revista Forbes, de 68 anos, é um dos ex-cinco funcionários da IBM que fundaram em 1972 a SAP, uma das empresas líderes no ramo de softwares para gestão empresarial.
O projecto começou há 3 anos quando a equipa ainda estava na terceira divisão alemã. Dotou a equipa com uma equipa técnica de renome, e a equipa subiu em 2 anos para a primeira divisão. O treinador, Rangnick de seu nome, já foi treinador de equipas como Schalke, Hannover e Stuttgard.
Na temporada passada, quando o Hoffenheim já figurava na segunda divisão do Campeonato Alemão (Bundesliga), Hopp desembolsou 20 milhões de euros para reforços. Reforçaram-se, então, com o brasileiro Carlos Eduardo (Cadu) e os senegaleses Demba Ba e Chinedu Obasi, que melhoraram o desempenho da equipa e ajudaram a sacramentar o acesso.
Este ano, logo no primeiro ano na Bundesliga, a equipa começou a ganhar, mas ninguém pensou que era para continuar...
Só que ao fim de 18 jornadas a equipa está no comando, embora empatada com o Bayern, que se aproximou nas últimas jornadas. Tem 42 golos marcados e 23 sofridos.
Alguns jogadores não têm nomes sonantes, nem caros, outros com nomes terminados por ...ivic. No outro dia até descobri que tinham um jogador alemão, comprado a outra equipa por 100 mil euros (pechincha em futebol..) que tem dado tanto nas vistas que já foi chamado à selecção, e já há equipas como o Arsenal a tentar a sua transferência. Comper, de seu nome. Alguém ouviu falar neste jogador?
Percebi também que no plantel ainda estão jogadores que vieram da segunda divisão.
Só para acabar, não sou adepto da equipa mas tenho que reconhecer que tem ma filosofia diferente e apelativa em termos de espectáculo. Joga sempre ao ataque, não lhes interessa se levam 3 desde que marquem 4.
Daí os tais 42 golos em 18 jogos; o que é obra.
Outra novidade dos últimos dias é a transferência de um dos "meninos doirados", do futebol alemão - o Podolski, para o FC Koln, no fim da época em Julho. Volta às suas origens futebolísticas e vai ser colega de equipa do Petit.
E o Colónia bem precisa, aquilo não tem andado bem este ano. Daí, a cláusula que diz que ele só não irá para o Colónia se a equipa baixar de divisão.
Uma coisa será certa. No Colónia o Podolski não vai ficar no banco como no Bayern.
O ano passado lembro-me de ler uma notícia que dizia que o Bayern sentava no banco jogadores que chegavam a valer 55 milhões...
Com Ribery, Klose, Luca Toni, e outros, claro que alguns nomes têm que ficar no banco. É sempre assim.
Links com interesse:
3 comentários:
Gostei muito deste primeiro postal que veio desse grande país da União Europeia que é a Alemanha.
O plantel deste blogue ficou enriquecido com a sua aparição.
Seja bem-vindo e esperamos pelas próximas pinceladas.
Abraço
Zé Correia
Caro Zé Correia,
Obrigado pelas suas simpáticas palavras.
Atrever-me-ia a dizer que o plantel pelo menos ficou "internacional".
Sobre o Leixões "alemão" ficou por dizer que amanhã, dia 24, será inaugurado o novo estádio do 1899 Hoffenheim, com capacidade para 30 mil espectadores.
Fotos em
http://www.abril.com.br/fotos/futebol-alemanha-hoffenheim-novo-estadio/
Abraço
Mais fotos do novo estádio em
http://www.zdf.de/ZDFmediathek/content/671460?inPopup=true
Enviar um comentário