sexta-feira, 31 de outubro de 2008

«Este Ano É Que É»


Há vários anos a esta parte que me cruzo esporadicamente em Faro com um colega de trabalho, moço trabalhador – apesar de alentejano, cujo maior defeito, digo eu, é ser um “lagarto” inveterado…
Ora durante aqueles famosos 18 anos em que o Clube da 2ª Circular estava ladrilhado com sucessivas ausências de títulos, para além dos seus hilariantes mosaicos exteriores adequados ao verdadeiro estado de espírito daquela população, ou seja, gente que se mantém em permanente situação de aperto, de quem está à rasquinha (tal como o cromo Paulo Bento indicia) tem que ter a sua casa de banho logo ali à mão, dizia eu, como um verdadeiro benfiquista que se preze, fustigava o meu amigo sportinguista com um sonoro “Para o ano é que é!», à laia de cumprimento, quando o via, já nem esperando pela ultrapassagem do estigma natalício que gelava o sangue nessa época a quase todos os “lagartos” nacionais….

Ora como os jogos têm duas partes, não tardou muito a que o feitiço se virasse contra o feiticeiro e, assim que o Sporting da 2ª Circular desse por desbloqueado o enguiço, este meu colega se vingasse da mesma moeda, aproveitando o posterior e intrigante jejum de títulos do Glorioso, época de má memória que nenhum Apito Viciado apaga da história: “não te chateies, ó amigo Zé, que pró ano é que é!». Toma e embrulha…

Caramba, não fosse o estofo de campeão que nasce com todo o benfiquista, aqui vos confesso que aquele cumprimento provocava-me bastas vezes um sorriso amarelo, parecido com o voo da águia Vitória quando esta aborta a sua imperial descida pela Catedral, derrotada somente pelos milhares de confetis comemorativos lançados pela nação benfiquista. Quer dizer, ela perde, mas somente em estado de evidente inferioridade numérica… Uma contra milhares, pudera… Ora por que raios me assaltaram neste momento as histórias com frutas e café com leite…?

Enfim, falando de coisas realmente importantes (qual FêCêPê qual quê! Um verdadeiro derby há-de ser sempre um Benfica-Sporting), o amigo Zé depressa reagia e lançava-lhe um igualmente desafiante «Este ano é que é!», e, dessa forma, depressa comungávamos do verdadeiro espírito desportivo de quem sabe que não podemos ser todos do Benfica ou do Sporting, claro, pois doutro modo, contra quem haveríamos de ganhar? Ah sim, pois ainda sou do tempo em que os «bonecos» (ou “matraquilhos”), eram sempre destas duas equipas! Bem: sempre, não, que ainda me lembro da tasca do “MárJorge”, da Fuzeta, ter uns bonecos do Benfica e outros azuis… sim, do Belenenses, que queriam?

E é assim que eu e o meu colega leão ainda hoje nos cumprimentamos, não com um “Bom Dia” ou “Boa Tarde”, mas sim com o profético «Este ano é que é!», desejando-nos mutuamente a sorte dos audazes, pensando eu cá com os meus botões: este gajo, para ser tão porreiro, deve ser um “melancia”, quer dizer, verde por fora mas vermelho por dentro… E viva o Benfica! Este ano é que é!

5 comentários:

José Bação disse...

Oi Zé. Nem sei porque ainda te chateias com aqueles gajos, ainda por cima porque daqui até ao final do ano nada vai acontecer. Este ano já não é nada, de certeza.Mas a tua fé é de louvar pois eu á muito deixei de ligar. Um abraço aqui do teu amigo "angolano"
Cumprimentos

Anónimo disse...

Sim, senhor, uma bela prova de desportibismo.
Frederico Andrade.

Anónimo disse...

Pois, pois...

Com uma águia depenada, um leão escanzelado e um dragão sem fogo o título vai cair na Madeira.

Era bonito de se ver

(octávio)

João de Sousa disse...

O adversário dá sentido às vitórias, não é? Que assim se inscrevem no activo do clube.Se não estivessem umas poucas (admitindo sem conceder que o Sporting já ganhou ao Benfica) do lado do passivo, teriam menos valor. Por isso, concordo inteiramente, Amigo Zé, que se lhes dê corda.
Saudações benfiquistas

João de Sousa disse...

Os adversários dão sentido às vitórias, não é? Por isso, acho muito bem, Amigo Zé, que se lhes dê corda.